Bem Vindos O que os homens chamam de amizade nada mais é do que uma aliança, uma conciliação de interesses recíprocos, uma troca de favores. Na realidade, é um sistema comercial, no qual o amor de si mesmo espera recolher alguma vantagem. La Ro

17
Abr 09

Interessante o conceito que muitas pessoas tem da vida. Uma jovem de minhas relações, de 25 anos de idade, estava se queixando de que as pessoas são muito injustas com ela, que os chefes a perseguem, que seus colegas tem inveja e querem sempre "puxar seu tapete". Enfim, o mundo inteiro a odeia e ela, pobre infeliz perseguida, não consegue sequer arranjar um namorado. Todos são uns brutos que a maltratam... "Homem nenhum presta..."
A propósito, havia recebido um pensamento muito interessante, da coletânea "Essência da Vida", e mostrei para ela, para ver se conseguia mostrar-lhe onde estava o erro. Vejam que beleza de idéia:
"A vida é como um eco...Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo'' (Essência da Vida)
Está muito claro aí. A maneira com que as pessoas lhe tratam, geralmente é um reflexo do tratamento que voce dispensa às pessoas.
Se somos agressivos no trato, a tendência é recebermos agressividade de volta. Se tratarmos um funcionário subalterno com prepotência, ele só poderá aguardar uma oportunidade para devolver com juros e correção monetária. Se mostrarmos má vontade no cumprimento de nossas funções, claro que os superiores não nos olharão com simpatia.
Em suma, quando notarmos que o mundo inteiro "se volta contra nós", creio ter chegado o momento de reavaliarmos nossas atitudes, pois está claro que o erro parte de nós mesmos. É muito cômodo criticar os demais, achando que "eles é que estão errados", ao invés de procurar saber onde estão os nossos erros.
Infelizmente essa tendência de apenas olhar os erros alheios, sempre provoca fatos desagradáveis, criando um ambiente hostil em nossa volta.
Como o caso dessa moça. Ela desenvolveu uma espécie de armadura em volta de si, que não permite a ninguém ter sequer um gesto de carinho. Ela sempre repele. Não é capaz de dar um sorriso gentil para ninguém. Sempre está na defensiva. Não entende o que quer dizer a frase "viver em paz".
Existem muitas pessoas com essas mesmas tendências que chegam a ser paranóicas, pois chegam a ver o mundo inteiro como sendo hostil, e por essa razão, tratam a todos com hostilidade, o que automaticamente atrairá mais hostilidade, caindo num eterno círculo vicioso.
É importante tratarmos outras pessoas da mesma maneira que gostamos de ser tratados.
Atitudes gentis, carinho, paz de espírito, logicamente irão causar uma retribuiçãoà altura.
É impressionante a força que tem um simples sorriso. Quando entramos em um ambiente que nos pareça hostil, a melhor atitude será desanuviar a expressão, começando a "espalhar a amizade", mostrando que a paz reside em sua alma. Sempre alguem se contagiará, e poderá formar uma bola de neve de simpatia.
Principalmente nos locais de trabalho, onde passamos a maior parte do tempo. Trabalhar em um ambiente "carregado", é sumamente desagradável, assim, sempre alguém deverá tomar a iniciativa para desanuviar o ambiente. Um sorriso franco e honesto, ajuda muito. Claro que é difícil sorrir se o calo está doendo. Mas, pelo menos evite "fechar a carranca", só porque seu time perdeu. Não se esqueça de que seu colega está feliz porque o time dele ganhou. É melhor cumprimentá-lo pela vitória de seu time, antes que ele comece com as gozações. Isso sempre desarma.
Uma comparação muito interessante que li não sei bem aonde, que diz o seguinte: "o final de teu caminho é um espelho... ao olhar tua imagem, verás o resultado do que fizestes na vida".
Se procurares viver em paz, e a espalhando em seu redor, é o que receberá de retorno...
Como a célebre filosofia hippie: PAZ E AMOR, BICHO...
E vamos começar com UM LINDO DIA.



 

publicado por SISTER às 08:54

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9



30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO