Bem Vindos O que os homens chamam de amizade nada mais é do que uma aliança, uma conciliação de interesses recíprocos, uma troca de favores. Na realidade, é um sistema comercial, no qual o amor de si mesmo espera recolher alguma vantagem. La Ro

27
Mar 09

Até o ladrão que existe em nós pode ser salvador. Se, por exemplo, estamos em contato com nosso próprio lado do ladrão astuto, provavelmente não seremos pegos pelas outras pessoas, já que o ladrão da sombra nos fará agir como as pessoas que trapaceiam e enganam umas às outras. Para dar um exemplo, uma vez conheci um homem que se aposentou após vinte anos de serviço militar. Era um homem sincero, honesto, mas ingênuo, com pouca experiência no árduo mundo dos negócios. Ele tinha guardado alguns milhares de dólares com os quais entrou em três negócios no espaço de um ano. Em todos eles foi ludibriado, não por seus concorrentes, mas pelos próprios sócios, e no final daquele ano havia perdido todo seu dinheiro. Este é um caso onde teria sido vantajoso para ele se tivesse entrado em contato com seu próprio lado astuto. Não seria o caso deste homem ter agido de maneira desonesta, mas sua astúcia poderia ter-lhe dado a percepção necessária da malícia das outras pessoas, o que o protegeria da trapaça. Assim diz Jesus: "...sede prudentes como as serpentes e sem malícia como as pombas" (MT 10,16).

 

O humor dos indígenas americanos pode ser tomado como um outro exemplo. Eram um povo sexualmente casto. A vida sexual era extremamente regulada e o esquema da tribo de tal forma confinante, que não havia muita oportunidade para que homens e mulheres burlassem os códigos estabelecidos para a conduta sexual. Mas eles tinham um personagem mitológico, chamado Coiote ou Embusteiro, que era extremamente liberado de qualquer restrição sexual. Deverá ser lembrado que o Coiote possuía um pênis bem longo e era capaz de destacá-lo do resto do corpo, o que lhe dava a possibilidade de realizar diversas proezas sexuais. Há um episódio em que o Coiote avista algumas mulheres atraentes, que tomam banho num riacho, e então se esconde numa brecha, destaca seu pênis que bóia pela água e tem experiências sexuais hilariantes com as mulheres. Depois volta para o Coiote que, sem dúvida, não pode ser descoberto e punido. Para os indígenas esta história era objeto de espontânea gargalhada, já que os instintos sexuais suprimidos encontravam um jeito substitutivo de se expressarem.

 

Pessoas com a sombra demasiadamente reprimida têm a tendência a barrar seu senso de humor. Parecem estar sempre julgando e condenando as outras pessoas, como o caso do fariseu que desconsiderou a mulher de má reputação na história de Lc 7,36-50. No entanto, Jesus respeitou a mulher e disse que, tendo sido perdoada em sua vida, ela teria também uma grande capacidade para amar, o que faltava ao fariseu, pois ele nunca havia cometido erros, de modo que nunca se confrontou com sua sombra.

 

Desse modo a personalidade da sombra está relacionada ao ideal do ego, mas há pessoas cujo ideal do ego é diferente do da maioria de nós. Os marginais, por exemplo, podem ter um ideal do ego que valoriza bastante a agressão, a brutalidade e ações anti-sociais. Aqui a personalidade da sombra pode ser clara, ou seja, pode incorporar impulsos mais generosos, afáveis e socialmente aceitáveis. Como exemplo temos Starr Daily, um homem que intencionalmente havia se tornado um criminoso. Ao atingir a meia-idade ele era uma criatura sofrida que vivia num confinamento solitário, quando teve uma marcante experiência com Cristo. Como conseqüência, sua vida interior despertou e ele passou a viver o resto de seus dias como um homem amável e dedicado ao bem-estar de seus semelhantes. Star Daily narra sua história no livro "O Amor Abre as Portas da Prisão". Não sabemos o que se passou com sua personalidade criminosa de antes, mas fica claro que a partir de sua experiência com Cristo, seu lado de amor, até então reprimido e negado, pode emergir. Entretanto, a maioria de nós tenta viver a partir de seu lado mais afetivo, honesto e socializado, e geralmente, quando falo da sombra, penso nela em seu sentido mais obscuro, como algo dentro de nós que contém esse lado negro contrário à nosa tentativa de seguir uma vida benigna que nos prmitirá receber a aprovação dos outros e, suponhamos, de Deus.


 


 

publicado por SISTER às 13:55

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
21

22
28



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO