À pergunta de Pedro: "Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? " Jesus disse que não só sete vezes, mas setenta vezes sete. Ou seja, na comunidade dos seguidores de Jesus não existe limite para o perdão. "Setenta vezes sete" quer dizer, sempre! A história que Jesus conta em seguida é para lembrar que também nós precisamos de perdão, também nós somos perdoados, por isso, devemos perdoar sempre.
- O que a Palavra diz para mim?
O Evangelho de hoje me questiona profundamente, sobretudo se tenho dificuldade de perdoar. Devo me lembrar de que o perdão mede a minha capacidade de amar.
São Paulo fala sobre o amor cristão, em 1Cor 13, 4-7.Diz ele:
"Quem ama é paciente e bondoso.
Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.
Quem ama não é grosseiro nem egoísta;
Não fica irritado, nem guarda mágoas.
Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Que ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. "
Paulo nos diz que o amor é paciente. Se tenho dentro de mim esta qualidade de amar alguém, então não me irrito facilmente, não levanto a voz ou perco a paciência.
Diz ainda o Apóstolo que o amor é bondoso. Se amo, então sou uma pessoa bondosa. Procuro ver os valores das pessoas, em vez de criticá-las.
Paulo nos ensina que o amor não é egoísta. Sendo assim, não fico com inveja ou ciúmes quando a outra pessoa tem algo melhor do que o eu; não me incomodo se a outra pessoa é mais capacitada do que eu.
São Paulo diz que o amor não é orgulhoso. Se amo, então não sou prepotente, ou arrogante diante de ninguém. Para fazer o que é meu dever, não espero reconhecimentos extras, atenções especiais. Não procuro status, sucesso ou fama.
O amor não é grosseiro. O amor jamais usa de sarcasmo ou ironia. Quem ama demonstra sua atenção com cortesia.
O amor não se irrita nem guarda mágoa. Se amo, não fico na defensiva, nem me irrito porque a outra pessoa é diferente, pensa diferente, age ou quer de forma diferente.
O amor não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada. Se amo, nunca vou me alegrar quando alguém erra, cai, ou quando recebe uma justa punição, muito menos quando é vítima de injustiça, seja ela pequena ou grande.
O amor se alegra quando alguém faz o que é certo, quando é promovido ou recebe um prêmio, um reconhecimento.
Paulo diz que o amor tudo suporta. Se amo, sou capaz de suportar qualquer tipo de provação ou angústia pelo bem da pessoa a quem amo.
O amor suporta tudo com fé, esperança e paciência. Creio que Deus age na minha e na outras pessoas e por isto respeito seu processo de crescimento e amadurecimento, com muita esperança.
Oração
Pai, quando em oração, eu te disser: pedoai os minhas ofensas assim como perdoo os que me ofendem, que eu não seja hipócrita. Que o perdão saia realmente da minha alma, do meu aoração. Amém