Se você tirar de um ser a liberdade, ele escapará por metáforas”.(Manoel de Barros)
Constantemente fujo da realidade.Sou “escapista”.Esquivo dos golpes da vida como o lutador Mohamed Ali fazia com seus adversários. “ Eu vôo como uma borboleta e Pico como uma abelha”.Derivo o que meus olhos vêem. Veja você que no escritório onde trabalho só se vê números.Eu com a minha imaginação tento todos os dias tirar leite de pedras. Aos imperativos da vida respondo com meus mais sinceros devaneios. “Nada secará mais depressa que uma lágrima”.
A gente amadurece e percebe que existem tantas coisas que não são iguais aos nossos sonhos quando eles se tornam reais.A maioria das coisas deixa muito a desejar, sorte a minha ficar satisfeito com pouco.Basta uma corrida no parque para que eu me sinta a pessoa mais feliz do mundo.
O ser humano tem a incrível habilidade de imaginar o seu futuro.Mas quase sempre erra, pra falar a verdade somos péssimos nisso.Muitos recorrem às cartomantes e toda sorte de adivinhações para tentar ter uma idéia do que vem pela frente.Eu tenho um estranho exercício consciente que faço em intervalos da minha vida, como quando estou no trânsito por exemplo.Fico imaginado o meu futuro bem próximo, algo como o que vai acontecer dali a 10, 20 minutos ou uma hora.É engraçado e divertido, até que vislumbro bem. Com isso aprendi que a felicidade não está no futuro, está no presente, sempre no presente. O futuro nos preocupa por demais, e tanto ao ponto de nos impedir de saborear o presente
A minha ambivalência é que me faz escapar por metáforas nessa vida.De um lado procuro ser como todo mundo é, do outro quero ser diferente.De um lado estou sempre em busca, do outro quero me convencer que já estou satisfeito.Hoje já despachei meu lote de incertezas para a terra do nunca.A imperfeição do mundo por um momento me faz sentido. Eu posso estar perdido, mas eu sei muito bem aonde vou...
Tem coisas na vida que são inelutáveis, que são como são e não importa o que você faça elas vão continuar sendo.Mas tem outras coisas pelas quais vale a pena você sonhar e lutar por elas.
“...It's not going to stop 'Til you wise up (...e não vai parar até que você crie juízo).
Andre Luis Aquino